JOGOS E BRINCADEIRAS PARA SE TRABALHAR O NOME PRÓPRIO E O ALFABETO
BARALHO DO ALFABETO
Confeccionar cento e quatro cartas com as vinte e seis letras do alfabeto. Quatro devem ter as mesmas letras e naipes diferentes.
Regras do jogo
Baralhar as cartas e distribuir nove cartas para cada jogador.
O jogador deverá tentar fazer as seguintes combinações:
- três cartas com a mesma letra e naipes diferentes;
- três cartas em seqüência, seguindo a ordem alfabética, com os mesmos naipes.
Será vencedor quem primeiro conseguir transformar suas nove cartas em três combinações.
BINGO DO ALFABETO
· Todos os participantes devem possuir cartelas individuais, cada uma contendo as letras do alfabeto.
· Dentro de um saquinho ficam as fichas com as letras, que devem ser cantadas pelo professor ou pelos alunos.
· Usar feijões, tampinhas ou bolinhas de papel para marcar individualmente cada cartela. Vencerá o jogo quem primeiro encher sua cartela.
BINGO DO NOME PRÓPRIO
- Escreva em uma cartela o nome de um aluno com letra bastão.
- Distribua para cada aluno o cartão com seu nome e alguns grãos de milho ou feijão.
- Sorteie as letras do alfabeto, mostre-as aos alunos e fale seu nome (a,b,c...).
- A criança que possuir a letra sorteada, deve marcá-la com um grão.
- Vence quem preencher seu nome primeiro.
TROCA DE NOMES
- Divida a turma em grupos de quatro alunos e oriente cada criança a escrever seu nome em quatro tiras.
- Embaralhe e distribua quatro tiras para cada aluno.
- Em seguida, eles devem trocar as tiras até cada um conseguir os quatro nomes do seu grupo.
- Ao final da atividade, peça para colarem no caderno as tirinhas com os nomes dos componentes de sua equipe.
CAIXINHA DE NOMES
- Divida a turma em dois grupos com quantidades iguais de crianças e coloque-as em fila indiana.
- À frente de cada fila coloque uma caixa contendo fichas com nome dos alunos da equipe.
- Ao sinal do professor o aluno vai até a caixa, retira a ficha com seu nome e vai para o final da fila.
- Vence a equipe que conseguir terminar primeiro.
RIMA
- Fale um nome e peça para as crianças rimarem com outras palavras. Por exemplo: João - pão, sabão, mão, leão.
- Depois da brincadeira, os alunos podem copiar as palavras no caderno.
SANFONA DO NOME
- Escreva o nome da criança em uma ficha e dobre-a formando uma sanfona.
- Vá desdobrando a sanfona e mostrando cada letra, de modo que as crianças façam antecipações.
QUEBRA-CABEÇA
· Distribua para cada criança um cartão com o próprio nome e peça que recortem cada letra.
· Oriente-as para que montem o quebra-cabeça do seu nome e depois o dos colegas.
Material elaborado por Aline Moreira de Sousa e Maria Aparecida Alves Silva; coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde/2009.
Muito bom, adorei, vai me ajudar bastante...
ResponderExcluirMuito bom amei
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