terça-feira, 19 de abril de 2011

Jogos e brincadeiras para se trabalhar o nome próprio e o alfabeto


     
                                                                                  
                                                                           
                                                                                                                                                              
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA SE TRABALHAR O NOME PRÓPRIO E O ALFABETO

BARALHO DO ALFABETO
                Confeccionar cento e quatro cartas com as vinte e seis letras do alfabeto. Quatro devem ter as mesmas letras e naipes diferentes.
Regras do jogo
                Baralhar as cartas e distribuir nove cartas  para cada jogador.
                O jogador deverá tentar fazer as seguintes combinações:
  • três cartas com a mesma letra e naipes diferentes;
  • três cartas em seqüência, seguindo a ordem alfabética, com os mesmos naipes.
        Será vencedor quem primeiro conseguir transformar suas nove cartas em três combinações.

BINGO DO ALFABETO
·  Todos os participantes devem possuir cartelas individuais, cada uma contendo as letras do alfabeto.
·  Dentro de um saquinho ficam as fichas com as letras, que devem ser cantadas pelo professor ou pelos alunos.
·  Usar feijões, tampinhas ou bolinhas de papel para marcar individualmente cada cartela. Vencerá o jogo quem primeiro encher sua cartela.

BINGO DO NOME PRÓPRIO
  • Escreva em uma cartela o nome de um aluno com letra bastão.
  • Distribua para cada aluno o cartão com seu nome e alguns grãos de milho ou feijão.
  • Sorteie as letras do alfabeto, mostre-as aos alunos e fale seu nome (a,b,c...).
  • A criança que possuir a letra sorteada, deve marcá-la com um grão.
  • Vence quem preencher seu nome primeiro.

TROCA DE NOMES
  • Divida a turma em grupos de quatro alunos e oriente cada criança a escrever seu nome em quatro tiras.
  • Embaralhe e distribua quatro tiras para cada aluno.
  • Em seguida, eles devem trocar as tiras até cada um conseguir os quatro nomes do seu grupo.
  • Ao final da atividade, peça para colarem no caderno as tirinhas com os nomes dos componentes de sua equipe.

CAIXINHA DE NOMES
  • Divida a turma em dois grupos com quantidades iguais de crianças e coloque-as em fila indiana.
  • À frente de cada fila coloque uma caixa contendo fichas com nome dos alunos da equipe.
  • Ao sinal do professor o aluno vai até a caixa, retira a ficha com seu nome e vai para o final da fila.
  • Vence a equipe que conseguir terminar primeiro.

RIMA
  • Fale um nome e peça para as crianças rimarem com outras palavras. Por exemplo: João - pão, sabão, mão, leão.
  • Depois da brincadeira, os alunos podem copiar as palavras no caderno.

SANFONA DO NOME
  • Escreva o nome da criança em uma ficha e dobre-a formando uma sanfona.
  • Vá desdobrando a sanfona e mostrando cada letra, de modo que as crianças façam antecipações.

QUEBRA-CABEÇA
·   Distribua para cada criança um cartão com o próprio nome e peça que recortem cada letra.
·  Oriente-as para que montem o quebra-cabeça do seu nome e depois o dos colegas.



Material elaborado por Aline Moreira de Sousa e Maria Aparecida Alves Silva; coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde/2009.





                                                                                  
                                                                               

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